Imunoterapia de células CAR-T contra o câncer, direto do laboratório para o paciente

Incrível! Já imaginou se pudéssemos ter, pronto para uso, um frasco com células do sistema imune modificadas para atacar um determinado tipo de câncer num paciente? Pois é, um estudo mostrou que isso pode vir a se tornar realidade. A imunoterapia baseada em células T modificadas geneticamente (as CAR-T, das quais falamos na postagem anterior) que já vem curando muitos pacientes com câncer que não tinham mais esperança pode ter seu uso facilitado pela nova abordagem.

Incrível! Já imaginou se pudéssemos ter, pronto para uso, um frasco com células do sistema imune modificadas para atacar um determinado tipo de câncer num paciente? Pois é, um estudo mostrou que isso pode vir a se tornar realidade. A imunoterapia baseada em células T modificadas geneticamente (as CAR-T, das quais falamos na postagem anterior) que já vem curando muitos pacientes com câncer que não tinham mais esperança pode ter seu uso facilitado pela nova abordagem. Na abordagem convencional, as células T tem que ser coletadas de um paciente, modificadas e, em seguida, infundidas de volta no paciente. No entanto, algumas pessoas com câncer não têm células T suficientes para se submeter à terapia. A nova abordagem não depende da coleta de pacientes, tornando estas terapias mais acessíveis e eficazes. O truque é utilizar uma Célula-tronco Pluripotente, ou seja, que consegue dar origem a qualquer tipo de célula do corpo humano. Estas células são modificadas geneticamente, de forma que ela pode originar in vitro as células CAR-T diretamente. A ideia é que as células poderiam ser produzidas em quantidade suficiente e armazenadas para uso imediato para tratar os pacientes. Clique no link abaixo para acessar o artigo original. E não esqueça! Curta nossa página Ciência, Tecnologia e Inovação.

Organoid-Induced Differentiation of Conventional T Cells from Human Pluripotent Stem Cells.

Montel-Hagen A, Seet CS, Li S, Chick B, Zhu Y, Chang P, Tsai S, Sun V, Lopez S, Chen HC, He C, Chin CJ, Casero D, Crooks GM.

Cell Stem Cell. 2019 Jan 4. pii: S1934-5909(18)30601-5. doi: 10.1016/j.stem.2018.12.011. [Epub ahead of print]PMID: 30661959

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *