“Cell-in-cell” (Entosis): células do câncer canibais

Já ouviu falar em “Cell-in-cell” (ou Entosis)? Esse é um fenômeno análogo ao canibalismo, onde células contendo outra célula em seu interior são observadas, sendo frequente no câncer. Acredita-se que este mecanismo contribuiria com o fornecimento de nutrientes para a proliferação das células agressivas do câncer.

Já ouviu falar em “Cell-in-cell” (ou Entosis)? Esse é um fenômeno análogo ao canibalismo, onde células contendo outra célula em seu interior são observadas, sendo frequente no câncer. Acredita-se que este mecanismo contribuiria com o fornecimento de nutrientes para a proliferação das células agressivas do câncer. Provavelmente você já ouviu falar em morte celular programada (ou apoptose), responsável em grande parte pela morte natural das células de nosso corpo, que estão sendo substituídas por novas células. A apoptose pode ser considerada uma forma de “suicídio celular”, nos casos em que ela é desencadeada por sinais internos da própria célula. No entanto, outras formas de morte celular podem ocorrer em situações patológicas. Por exemplo, células infectadas por vírus morrem quando são atacadas pelo sistema imunológico, neste caso sendo “assassinadas”. Mas existem outras formas de morte celular intrigantes e pouco estudadas que envolvem a internalização de uma célula saudável por uma célula vizinha. No câncer, as células de alguns tipos de câncer (como o melanoma, ou câncer de pele) podem ativamente englobar células do sistema imune, “alimentando-se” de seus nutrientes e favorecendo a proliferação e a progressão do câncer. Outros tipos de câncer (como o de mama) podem interagir com células do mesmo tipo que elas (epiteliais), mas saudáveis. Neste caso (Entosis), as células saudáveis são as que entram nas células tumorais. Também neste caso, os nutrientes servem para alimentar o câncer e, ainda por cima, os cromossomos da célula internalizada podem contribuir para a poliploidia da célula tumoral, conferindo vantagens proliferativas. Clique no link abaixo para acessar uma revisão sobre o assunto. Interessante, não? Curta nossa página e compartilhe.

Consequências do canibalismo e da entosis. O englobamento de uma célula normal por uma célula do câncer, alimenta esta última com nutriente essenciais para que ela continue proliferando, além de poder causar alterações funcionais ou genéticas (ploidias e aneuploidias), conferindo um fenótipo mais agressivo para a célula.

Cell-in-cell phenomena in cancer.

Fais S, Overholtzer M.

Nat Rev Cancer. 2018 Dec;18(12):758-766. doi: 10.1038/s41568-018-0073-9. Review.PMID: 30420767

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *