Gerando embriões in vitro a partir de células-tronco

“Guerra dos Clones”. Uma inovação tecnológica na ciência pode vir a permitir que um exército de clones seja criado em laboratório, utilizando apenas Células-tronco. O estudo demonstrou que é possível imitar a embriogénese in vitro cultivando em conjunto os três tipos de células-tronco derivadas de embriões (de camundongo) em sua fase inicial de desenvolvimento (blastocistos).

“Guerra dos Clones”. Uma inovação tecnológica na ciência pode vir a permitir que um exército de clones seja criado em laboratório, utilizando apenas Células-tronco. O estudo demonstrou que é possível imitar a embriogénese in vitro cultivando em conjunto os três tipos de células-tronco derivadas de embriões (de camundongo) em sua fase inicial de desenvolvimento (blastocistos). Células-tronco embrionárias (siglas ESCs em inglês, que dão origem ao embrião em si), e células trofoblásticas e da endoderme primitiva (siglas TSCs e XENCs, respectivamente) que contribuem para a implantação do embrião e a formação da placenta que irá alimentar o embrião. A técnica (apelidada ETX, devido às três linhagens celulares utilizadas) foram capazes de formar embriões com capacidade de implantação em camundongos. Os novos estudos vão buscar adicionar outras células necessárias para que o embrião seja levado a termo, gerando um animal completo. As possibilidades são enormes, assim como as implicações éticas. O que você acha? Clique no link para acessar a publicação. E não esqueça curta nossa página e compartilhe.

Implantation initiation of self-assembled embryo-like structures generated using three types of mouse blastocyst-derived stem cells.

Zhang S, Chen T, Chen N, Gao D, Shi B, Kong S, West RC, Yuan Y, Zhi M, Wei Q, Xiang J, Mu H, Yue L, Lei X, Wang X, Zhong L, Liang H, Cao S, Belmonte JCI, Wang H, Han J.

Nat Commun. 2019 Jan 30;10(1):496. doi: 10.1038/s41467-019-08378-9.PMID: 30700702

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *