A Morte Pede Carona: Células tumorais circulantes

☠️ A Morte Pede Carona! 👍 Pode parecer nome de filme de terror, mas é isso mesmo. Um estudo meticuloso mostrou que um grupo de células do câncer de mama (chamadas de células tumorais circulantes, ou CTCs), responsáveis pela disseminação do tumor no corpo com a formação das metástases, pegam uma carona com células sanguíneas do nosso sistema imune (mais especificamente, os Neutrófilos).

☠️ A Morte Pede Carona! 👍 Pode parecer nome de filme de terror, mas é isso mesmo. Um estudo meticuloso mostrou que um grupo de células do câncer de mama (chamadas de células tumorais circulantes, ou CTCs), responsáveis pela disseminação do tumor no corpo com a formação das metástases, pegam uma carona com células sanguíneas do nosso sistema imune (mais especificamente, os Neutrófilos). Os pesquisadores isolaram agrupamentos de CTCs do sangue e separaram as células destes agrupamentos para então definir o transcriptoma (conjunto de genes expressos) de cada uma delas. Os resultados permitiram que eles descobrissem que a interação dos Neutrófilos com as CTCs faz com que elas proliferem mais ativamente, permitindo que o câncer se instale mais facilmente em outros locais. Ainda, eles descobriram que a interação depende de moléculas de adesão específicas (VCAM) e que os Neutrófilos secretam interleucinas (IL-6 e IL-1B) que se ligam a receptores nas CTCs. A boa notícia é que conhecer estes mecanismos podem permitir que novas abordagens terapêuticas sejam desenvolvidas para reduzir a disseminação do câncer. Se gostou, curta e siga a nossa página Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil. e compartilhe. Resumo do estudo e figura: https://www.nature.com/articles/d41586-019-00341-4?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=organic&utm_campaign=NGMT_2_JAL_Nature

Neutrophils escort circulating tumour cells to enable cell cycle progression.

Szczerba BM, Castro-Giner F, Vetter M, Krol I, Gkountela S, Landin J, Scheidmann MC, Donato C, Scherrer R, Singer J, Beisel C, Kurzeder C, Heinzelmann-Schwarz V, Rochlitz C, Weber WP, Beerenwinkel N, Aceto N.

Nature. 2019 Feb 6. doi: 10.1038/s41586-019-0915-y. [Epub ahead of print]PMID: 30728496

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *