Rejuvenescendo o sistema imune com um Timo fabricado em laboratório

👴 A fórmula da juventude! 👶 Bom, pode não ser dessa vez, mas a descoberta pode ao menos ajudar a rejuvenescer o sistema imune de pessoas submetidas ao transplante de células-tronco hematopoéticas (também conhecido como transplante de medula óssea).

👴 A fórmula da juventude! 👶 Bom, pode não ser dessa vez, mas a descoberta pode ao menos ajudar a rejuvenescer o sistema imune de pessoas submetidas ao transplante de células-tronco hematopoéticas (também conhecido como transplante de medula óssea). Apesar do transplante ser um tratamento curativo para várias doenças, por ser capaz de restabelecer a produção de todas as células do sangue (que incluem as células do nosso sistema imune), seu uso é limitado pela demora na recuperação dos linfócitos T (células importantes na defesa do organismo). Isso de deve ao fato destas células do sangue em particular dependerem do Timo para serem produzidas, um órgão que regride em tamanho e função logo no 1o ano de vida, praticamente deixando de ter função após os 40 anos de idade. Pesquisadores desenvolveram um biomaterial que pode ser depositado por injeção sob a pele, e que imita características do Timo, permitindo que as células-tronco hematopoiéticas dêem origem às células T, como ocorre na infância. O material tem em sua composição a proteína morfogenética óssea 2 (BMP2), para recrutar células estromais, e o ligante de Notch Delta-like 4 (DLL4), que promove a geração de linfócitos T. A abordagem acelerou a recuperação dos linfócitos T Naive e promoveu a geração de linfócitos T regulatórios (Tregs), reduzindo a doença do enxerto contra o hospedeiro (um ataque dos linfócitos do doador contra os tecidos do receptor do transplante, causado pela falta de compatibilidade entre doador e receptor). O material pode vir a se tornar um produto para melhorar a recuperação dos pacientes submetidos ao transplante de medula óssea. Eles vão ao menos ter a “saúde de um jovem”. Conheça e curta nossa página Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil. Clique no link abaixo ou na figura para acessar o artigo científico completo.

An injectable bone marrow-like scaffold enhances T cell immunity after hematopoietic stem cell transplantation.

Shah NJ, Mao AS, Shih TY, Kerr MD, Sharda A, Raimondo TM, Weaver JC, Vrbanac VD, Deruaz M, Tager AM, Mooney DJ, Scadden DT.

Nat Biotechnol. 2019 Feb 11. doi: 10.1038/s41587-019-0017-2. [Epub ahead of print]PMID: 30742125

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *