Processos mutagênicos envolvidos na oncogênese diferem entre homens e mulheres

👨 Homens e mulheres 👩 podem não ser iguais, no fim das contas. Ao menos no que se refere aos processos mutagênicos envolvidos na oncogênese. É o que diz um estudo ainda não publicado (disponível na plataforma online bioRxiv).

👨 Homens e mulheres 👩 podem não ser iguais, no fim das contas. Ao menos no que se refere aos processos mutagênicos envolvidos na oncogênese. É o que diz um estudo ainda não publicado (disponível na plataforma online bioRxiv). É o estudo mais abrangente sobre as diferenças entre os sexos nos genomas de tumores até o momento. Os pesquisadores analisaram as sequências completas do genoma de 1.983 tumores de 28 subtipos, reunidas pelo “International Cancer Genome Consortium”. Interessantemente, eles descobriram que os tumores de mulheres apresentam mais frequentemente, mutações causadas por um sistema defeituoso de reparo de erros em bases do DNA (mismatch repair); enquanto que os homens exibiram mudanças de DNA que estariam ligadas a um processo de reparo do DNA, quando este apresenta suas duas fitas quebradas (non-homologous end joining). Os achados podem ajudar a entender as causas das diferenças na incidência de certos tipos de câncer em homens e mulheres. Curta nossa página Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil. e compartilhe. Click no link abaixo para acessar o artigo completo (preprint): https://www.biorxiv.org/content/10.1101/528968v2

Sex Differences in Oncogenic Mutational Processes. Constance H Li, Stephenie D Prokopec, Ren X Sun, Fouad Yousif, Nathaniel Schmitz, Paul C Boutros. PCAWG Molecular Subtypes and Clinical Correlates Working Group, ICGC/TCG.
doi: https://doi.org/10.1101/528968

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *