Terapia regenerativa para osteoartrite do joelho, com condrócitos produzido em laboratório.

🎼 Se meus joelhos não doessem mais… 🎶 Se você (ou algum conhecido) sofre de osteoartrite nos joelhos e sempre teve a ilusão de que um dia, poderia sofrer menos com essa condição, agora já têm um bom motivo pra ter fé. Fique pronto pra comemorar. Uma nova terapia celular regenerativa combinou o tratamento cirúrgico convencional para a osteoartrite do joelho, com o transplante de placas de condrócitos (do próprio paciente) cultivadas em laboratório, para reparação da cartilagem.

🎼 Se meus joelhos não doessem mais… 🎶 Se você (ou algum conhecido) sofre de osteoartrite nos joelhos e sempre teve a ilusão de que um dia, poderia sofrer menos com essa condição, agora já têm um bom motivo pra ter fé. Fique pronto pra comemorar. Uma nova terapia celular regenerativa combinou o tratamento cirúrgico convencional para a osteoartrite do joelho, com o transplante de placas de condrócitos (do próprio paciente) cultivadas em laboratório, para reparação da cartilagem. Oito pacientes foram cuidadosamente avaliados por radiografias, ressonância magnética (RM), artroscopia e outros exames pré e pós-operatórios, revelando uma melhora significativa em vários dos parâmetros avaliados. Ainda, um conjuntos de genes expressos nos condrócitos foi aparentemente capaz de predizer alguns dos resultado benéficos do tratamento. O estudo pioneiro em humanos, abre as portas para o uso clínico de uma nova terapia celular regenerativa. Valeu a pena esperar! Pode agradecer ao cientista curioso que decidiu investigar isso, um verdadeiro pescador de ilusões. 😉 Curta nossa página @Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil. E por favor, para ajudar a divulgar a nossa página, compartilhe selecionando a opção “Incluir publicação original”, para que seus amigos possam ver o texto original da nossa página ! Click no link abaixo para acessar o artigo completo.

Combined surgery and chondrocyte cell-sheet transplantation improves clinical and structural outcomes in knee osteoarthritis.

Masato Sato, Masayuki Yamato, Genya Mitani, Tomonori Takagaki, Kosuke Hamahashi, Yoshihiko Nakamura, Miya Ishihara, Ryo Matoba

npj Regenerative Medicinevolume 4, Article number: 4 (2019)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *